5 de dez. de 2007

Rio Grande Sul: Ações da Campanha do laço branco em Porto Alegre


A Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, ong feminista que tem como missão a ampliação das condições de acesso à justiça e do empoderamento de mulheres adultas e jovens; atuando em uma perspectiva de promoção e de defesa dos direitos humanos tem se dedicado fundamentalmente pelo fim da violência contra as mulheres. 

Acreditando que esta luta deve ser compartilhada por todos e todas a Themis se associou à Campanha Laço Branco Homens pelo fim da Violência contra a Mulher, em que funcionaremos como um ponto de referência no estado do Rio Grande do Sul. Um canal de campanhas, de informações, de distribuição de materiais e, fundamentalmente, de ações de comunicação e de intervenção social e política. Nisso tudo, a busca de uma sociedade organizada por relações democráticas, solidárias e igualitárias e orientada pelo respeito à autonomia. 

A Campanha Brasileira do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a eqüidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

A Secretaria Nacional da Campanha esta sobre a coordenação do Instituto PAPAI (Recife – PE) e fazem parte do Comitê de Gestor Nacional as seguintes organizações Instituto NOOS de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimentos de Redes Sociais, Instituto Promundo e Pro-Mulher, Família e Cidadania e são participantes da Campanha a ECOS Comunicação em Sexualidade e o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades - Gema/UFPE. No Rio Grande do Sul, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), o nuances Grupo pela Livre Expressão Sexual e o Grupo Atitude! Protagonismo Juvenil são nossos parceiros nesta campanha. 

No Brasil a mobilização entrou no calendário nacional com a aprovação da lei que instituiu o 6 de dezembro como o Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. 

Para darmos visibilidade política e para promover a transformação social realizaremos um ato público na Esquina Democrática (Porto Alegre) no dia 06 de dezembro, 12 h. 

http://www.themis.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.