14 de nov. de 2007

Recife: ação comunitária da Campanha do laço branco:



Acervo RHEGO bairro da Várzea, Recife, sediou nesta semana uma mobilização comunitária pelo fim da violência sexual contra a mulher que marcou o início das ações da Campanha do Laço Branco deste ano na cidade. A ação foi promovida pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) em parceria com o Instituto PAPAI e contou com a participação de jovens das Instituições Atitude (Distrito Federal) e do Pró-Mundo (Rio de Janeiro) que viajaram para Recife especialmente para participar da atividade.

Nos dias 12, 13 e 14, cerca de 20 jovens, na maioria homens entre 15 e 24 anos, distribuíram cartazes, panfletos, e fitinhas do Laço Branco (símbolo da Campanha) em Unidades de Saúde, escolas, bares, lanchonetes, locadoras, academias, farmácias, mercadinhos e associação de moradores do bairro. 

Com o tema “Quando ela diz não, ela quer dizer não mesmo!”, o objetivo da atividade foi envolver os homens da comunidade no enfrentamento da violência sexual contra as mulheres, informando sobre a legislação atual que criminaliza as diferentes formas de violência contra a mulher e chamando a atenção para condutas consideradas “inofensivas” que podem abrir espaço para violências mais graves.

Ao entregar os materiais, os jovens fizeram uma pequena explanação sobre a Lei Maria da Penha e as diferentes formas de violência sexual (estupro, assédio sexual, atentado ao pudor). Além disso, uma moto equipada com aparelhagem de som circulou pelas ruas da Várzea, veiculando informes educativos sobre o envolvimento dos homens pelo fim da violência contras as mulheres.

Campanha do Laço Branco – As ações na Várzea marcaram, em Recife, o início da mobilização 2007-2008 da Campanha do Laço Branco, articulação nacional que desde 1999 realiza diferentes atividades que objetivam ampliar cada vez a rede de homens pelo fim da violência contra a mulher. Até o final do ano, estão previstas uma série de mobilizações em diferentes cidades do Brasil, visando promover a eqüidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos. Neste ano, foi aprovada a lei que institui 06 de dezembro como o dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres.

.: OUTRAS INFORMAÇÕES:
Rede Brasileira de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG)
Benedito Medrado – Secretário Geral da RHEG
Fone: (81) 9922.9922
E-mail: Benedito@papai.org.br

Instituto PAPAI
Ricardo Castro – Projeto “Homens e Violência contra a Mulher”
Fone: (81) 3271.4804
E-mail: ricardo@papai.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.