2 de jun. de 2005

São Luiz do Maranhão: Garotos pedem em caminhada fim da violência contra a mulher


No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, um grupo de 60 garotos chamou a atenção nas ruas de São Luís. Eles passaram pelos principais pontos da cidade distribuindo laços brancos e lembrando: “Jamais cometer um ato de violência contra as mulheres e não fechar os olhos diante desta violência”. 

Os jovens, apoiados pela organização não-governamental Plan, trouxeram para São Luís a campanha mundial do Laço Branco. A campanha surgiu em 1989 no Canadá e tem como principal objetivo sensibilizar homens jovens para que combatam a violência contra a mulher. No Brasil, ela tem como representantes os atores globais Lúcio Mauro Filho, Lázaro Ramos, Bruno Garcia e Wagner Moura, do programa Sexo Frágil.

Dados apontam que a cada 15 segundos uma mulher é espancada no país. “É muito importante conscientizar os homens para o combate à violência contra a mulher, pois sabemos que na maioria dos casos os agressores são o próprio marido ou companheiro”, afirma Anderson Barros (19), integrante do projeto contra violência doméstica da Plan, que colocava fitas brancas nos braços de outros homens por onde passava.

No Brasil, o apoio da Plan à campanha do Laço Branco faz parte do projeto da organização contra a violência doméstica. Em Itaqui-Bacanga e Cidade Olímpica, em São Luís, as ações abrangem um trabalho de sensibilização com cerca de 600 crianças, jovens, pais, policiais e professores, feito em parceria com outras organizações locais, como conselhos tutelares, Agência Matraca e Fundação Municipal das Crianças e Assistência Social (FUMCAS). 

Além de participar da caminhada, os adolescentes deste projeto terão a oportunidade de sensibilizar outros jovens contra a violência doméstica. Eles estão recebendo capacitação em rádio e teatro para poder multiplicar o conhecimento acerca do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.