5 de nov de 2011

São Paulo: Campanha "Dá licença, eu sou pai!"


Rede de Homens pela Equidade de Gênero
Nesta terça-feira, 04, foi lançada em São Paulo a campanha "Dá Licença, eu sou pai!". Em coletiva à imprensa realizada na Fundação Carlos Chagas, integrantes da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) apresentaram o trabalho desenvolvido pela iniciativa que pretende informar os homens sobre o direito a licença paternidade. Para ter acesso a licença paternidade basta que o trabalhador, empregado com carteira assinada, notifique o empregador sobre o nascimento/adoção de seu filho. 

Durante a coleltiva, Sandra Umbehaum (ECOS – Comunicação em Sexualidade) e Sérgio Barbosa (Coletivo Feminista), ONGs integrante da RHEG, mostraram o trabalho desenvolvido pela rede no intuito de estimular a participação dos homens nos primeiros dias de nascimento do filho (a), biológico (a) ou adotado (a), e manifestaram apoio à ampliação do benefício para, pelo menos, um mês. Na ocasião, os (as) pesquisadores (as) debateram sobre a importância das políticas públicas para a eqüidade de gênero e os direitos da infância. 

Pesquisa – Segundo pesquisa realizada no Rio de Janeiro e no Recife, grande parte dos homens desconhece o direito. Numa sondagem feita pelo Instituto Promundo com 247 entrevistados jovens (15 a 24 anos), residentes em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, mostrou que 83,4% dos homens consultados não conhecem a licença paternidade. Um levantamento realizado com recifenses, entre os meses de maio e junho deste ano, pela Universidade Federal de Pernambuco e Instituto Papai, demonstrou que os homens querem a ampliação do período do beneficio. 78% dos entrevistados afirmou que cinco dias são insuficientes para dar suporte à mãe e acompanhar os primeiros dias do filho adotivo ou natural.


GIRO PELOS ESTADOS:

Pernambuco 
Entre setembro e outubro, o Instituto Papai repassou informações e materiais educativos sobre a licença paternidade para 150 agentes comunitários de saúde do Recife. Estes profissionais atuarão como multiplicadores de informações e da campanha em suas comunidades. A iniciativa também foi apresentada aos participantes do 5º Seminário Nacional Homens, Gênero e Políticas Públicas, que aconteceu no Recife, entre os dias 22 e 24 de outubro. 

Rio de Janeiro 
O Instituto Promundo iniciará nas próximas semanas a construir a proposta metodológica de uma pesquisa domiciliar com homens para saber como está a participação dos mesmos no cuidado dos filhos. A entidade também pretende levantar os percentuais de trabalhadores que solicitaram a licença paternidade e suas opiniões sobre o benefício. Enquanto isso, continuam as oficinas com jovens das comunidades da Maré, Manguinhos e Nova Aliança. 

Rio Grande do Sul 
A campanha "Dá licença, eu sou pai!" chegará a Porto Alegre no dia 10 de dezembro. Na ocasião além do lançamento da campanha, haverá um seminário sobre políticas públicas de gênero e direitos da infância, organizado pela Themis

LINKS:

Assista a matéria da TV Uol sobre a Coletiva

Assita ao vídeo da Campanha

Baixe o spot da Campanha

OUTRAS INFORMAÇÕES: 
Nataly Queiroz – Assessora de Imprensa 
Fone: (81) 9408.8095

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.