7 de nov. de 2008

Parlamentares apóiam campanha dá licença, eu sou pai!


Agência Senado
Em pronunciamento realizado na terça no Congresso, o senador Flávio Arns do PT-PR elogiou a mobilização da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) que objetiva ampliar o período de licença paternidade para, no mínimo, um mês. “A atual licença-paternidade, fixada em apenas cinco dias, é insuficiente para que o pai possa contribuir com uma assistência mais efetiva ao filho e à própria mãe. A elevação deste período para quinze dias também não é suficiente para este propósito, mas significa um enorme avanço em nossa legislação social, representando um aumento de duzentos por cento na licença-paternidade.”, destaca o senador. 

A campanha foi lançada em São Paulo numa coletiva à imprensa realizada na Fundação Carlos Chagas. Durante a coleltiva, Sandra Umbehaum (ECOS – Comunicação em Sexualidade) e Sérgio Barbosa (Coletivo Feminista), ONGs integrante da RHEG, mostraram o trabalho desenvolvido pela rede no intuito de estimular a participação dos homens nos primeiros dias de nascimento do filho (a), biológico (a) ou adotado (a), e manifestaram apoio à ampliação do benefício para, pelo menos, um mês. Na ocasião, os (as) pesquisadores (as) debateram sobre a importância das políticas públicas para a eqüidade de gênero e os direitos da infância. Para ter acesso a licença paternidade basta que o trabalhador, empregado com carteira assinada, notifique o empregador sobre o nascimento/adoção de seu filho. 

GIRO PELOS ESTADOS:

Pernambuco 
Entre setembro e outubro, o Instituto Papai repassou informações e materiais educativos sobre a licença paternidade para 150 agentes comunitários de saúde do Recife. Estes profissionais atuarão como multiplicadores de informações e da campanha em suas comunidades. A iniciativa também foi apresentada aos participantes do 5º Seminário Nacional Homens, Gênero e Políticas Públicas, que aconteceu no Recife, entre os dias 22 e 24 de outubro. 

Rio de Janeiro 
O Instituto Promundo iniciará nas próximas semanas a construir a proposta metodológica de uma pesquisa domiciliar com homens para saber como está a participação dos mesmos no cuidado dos filhos. A entidade também pretende levantar os percentuais de trabalhadores que solicitaram a licença paternidade e suas opiniões sobre o benefício. Enquanto isso, continuam as oficinas com jovens das comunidades da Maré, Manguinhos e Nova Aliança. 

Rio Grande do Sul 
A campanha "Dá licença, eu sou pai!" chegará a Porto Alegre no dia 10 de dezembro. Na ocasião além do lançamento da campanha, haverá um seminário sobre políticas públicas de gênero e direitos da infância, organizado pela organização não-governamental e integrante da RHEG Themis.

LINKS:

Veja o pronunciamento do Senador na íntegra

Assista a matéria da TV Uol sobre a Coletiva

Assita ao vídeo da Campanha

Baixe o spot da Campanha

OUTRAS INFORMAÇÕES: 
Nataly Queiroz – Assessora de Imprensa 
Fone: (81) 9408.8095

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.