
A Campanha Brasileira do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a eqüidade de gênero , através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
Histórico – No dia 06 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral (Canadá) e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. O crime mobilizou a opinião pública canadense, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. O dia 06 de dezembro foi escolhido para que a morte daquelas mulheres e o machismo que a gerou não fossem esquecidos.
Ações do Brasil – Em 2001 foi realizado, no Brasil, o lançamento oficial da Campanha Brasileira do Laço Branco. Há seis anos a campanha realiza diferentes atividades que objetivam ampliar cada vez a rede de homens pelo fim da violência contra a mulher. Distribuição de laços brancos, camisetas e folhetos informativos, realização de eventos públicos, caminhadas, debates, oficinas temáticas, entrevistas para jornais e revistas, coleta de assinaturas e termos de adesão à campanha. Essas atividades são desenvolvidas em parceria com diferentes instituições, particularmente organizações do Movimento de Mulheres.
RHEG - A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) composta por: Instituto PAPAI (Secretaria Nacional da Campanha), Instituto NOOS de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimentos de Redes Sociais, Instituto Profundo e Pró-Mulher, Família e Cidadania. A Campanha conta o apoio da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (Cooperação Brasil-Canadá) e parceria da White Ribbon Campaign – Canadá.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Benedito Medrado – Secretario Nacional da RHEG
Fone: (81) 3271.4804
E-mail: benedito@papai.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.