Durante a coleltiva, Sandra Umbehaum (ECOS – Comunicação em Sexualidade) e Sérgio Barbosa (Coletivo Feminista), ONGs integrante da RHEG, mostraram o trabalho desenvolvido pela rede no intuito de estimular a participação dos homens nos primeiros dias de nascimento do filho (a), biológico (a) ou adotado (a), e manifestaram apoio à ampliação do benefício para, pelo menos, um mês. Na ocasião, os (as) pesquisadores (as) debateram sobre a importância das políticas públicas para a eqüidade de gênero e os direitos da infância.
Pesquisa – Segundo pesquisa realizada no Rio de Janeiro e no Recife, grande parte dos homens desconhece o direito. Numa sondagem feita pelo Instituto Promundo com 247 entrevistados jovens (15 a 24 anos), residentes em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, mostrou que 83,4% dos homens consultados não conhecem a licença paternidade. Um levantamento realizado com recifenses, entre os meses de maio e junho deste ano, pela Universidade Federal de Pernambuco e Instituto Papai, demonstrou que os homens querem a ampliação do período do beneficio. 78% dos entrevistados afirmou que cinco dias são insuficientes para dar suporte à mãe e acompanhar os primeiros dias do filho adotivo ou natural.
GIRO PELOS ESTADOS:
Pernambuco
Entre setembro e outubro, o Instituto Papai repassou informações e materiais educativos sobre a licença paternidade para 150 agentes comunitários de saúde do Recife. Estes profissionais atuarão como multiplicadores de informações e da campanha em suas comunidades. A iniciativa também foi apresentada aos participantes do 5º Seminário Nacional Homens, Gênero e Políticas Públicas, que aconteceu no Recife, entre os dias 22 e 24 de outubro.
Rio de Janeiro
O Instituto Promundo iniciará nas próximas semanas a construir a proposta metodológica de uma pesquisa domiciliar com homens para saber como está a participação dos mesmos no cuidado dos filhos. A entidade também pretende levantar os percentuais de trabalhadores que solicitaram a licença paternidade e suas opiniões sobre o benefício. Enquanto isso, continuam as oficinas com jovens das comunidades da Maré, Manguinhos e Nova Aliança.
Rio Grande do Sul
A campanha "Dá licença, eu sou pai!" chegará a Porto Alegre no dia 10 de dezembro. Na ocasião além do lançamento da campanha, haverá um seminário sobre políticas públicas de gênero e direitos da infância, organizado pela Themis
LINKS:
Assista a matéria da TV Uol sobre a Coletiva
Assita ao vídeo da Campanha
Baixe o spot da Campanha
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Nataly Queiroz – Assessora de Imprensa
Fone: (81) 9408.8095
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.