
Cerca de 300 mulheres participaram do encontro. Para Cristina Buarque, da Secretária Especial da Mulher de Pernambuco, “este é um momento de confraternização de uma política onde Estado e sociedade se encontram com toda força para debater o problema”. O Fórum de Mulheres de Pernambuco entregou uma placa em homenagem à Ministra que retribui ressaltando a força do movimento de mulheres do Estado. “É muito importante está aqui hoje vendo o vigor do movimento de mulheres de Pernambuco e do Nordeste brasileiro, um dos maiores movimentos do Brasil”, enfatizou.
Na ocasião, também estiveram presentes homens que aproveitaram o momento para discutir o conceito de gênero e as relações de poder entre homens e mulheres. Ronaldo Santos afirma “é preciso fazer uma mudança na relação de gênero, sem tirar o protagonismo das mulheres na luta pelo fim violência. O poder e o machismo afetam a relação com os filhos, com a mulher e comigo mesmo por isso, acho fundamental que os homens se tornem aliados das mulheres para construir uma sociedade mais justa, mais igualitária”, enfatiza. Jorge Lyra e Ricardo Castro, coordenadores do PAPAI, e Cat Michica, educadora do PAPAI, também participaram do encontro.
Pacto Nacional – No início do dia, a ministra assinou o termo de cooperação e convênio com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para execução do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O acordo estabelece um regime de colaboração mútua para execução de ações que visem reprimir os índices de violência no Estado. Com essa assinatura, Pernambuco é o 13º estado a aderir ao Pacto Nacional. As outras unidades da federação são: AM, BA, CE, ES, PA, RJ, RS, SP, DF, MG, MA e MS. O Pacto pretende desenvolver um conjunto de ações, direcionadas, prioritariamente, às mulheres rurais, negras e indígenas em situação de violência, a serem executadas nos próximos quatro anos, de 2008 a 2011. O programa se divide em quatro áreas de atuação: consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Implementação da Lei Maria da Penha; combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento à feminização da Aids e outras DSTs; e promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão.
Ministra - Nilcéia Freire ocupa desde fevereiro de 2004 o cargo de ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Foi responsável pela organização e coordenação, juntamente com Conselho Nacional de Direitos da Mulher, a 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), lançado em dezembro de 2004, sendo implementado a partir de 2005. É médica e professora universitária tendo se graduado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1978.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (SPM)
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Ed. Sede, 2º andar, sala 200.
CEP.: 70047-900 – Brasília, Distrito Federal.
Fone: (61) 2104-9377
Fax: (61) 2104-9362
E-mail: web@spmulheres.gov.br
Fórum de Mulheres de Pernambuco
Emanuela Marinho - Assessora de Comunicação
Fone: (81) 9233.1174
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.